Profeta Isaías 9:6

 
Estudo do Profeta Isaías, capítulo 9 versículo 6
Navi Yeshayáhu - Prophet Isaias
Judaísmo Messiânico Não Existe
 
 
Profeta Isaías 9:6 - "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. (texto não judaico - este verso corresponde no hebraico ao 9:5)
Profeta Isaías 9:5 - "Pois nasceu entre nós uma criança, um filho nos foi dado. E sobre seus ombros estará a autoridade; por isso o maravilhoso conselheiro, o D'us todo-Poderoso e Pai eterno, alcunhou-o de Sar-shalom,..." (texto judaico)
 
 
Alegação evangélico-messiânica:
Que o verso alude sobre qualidades de Jesus, de Nazaré: maravilhoso conselheiro; deus forte; pai eterno; principe da paz. Que ele é o deus encarnado.
 
 
Contexto da Passagem:
O profeta Isaías se refere ao reinado (governo) de Ezequias (Chizkiáhú), filho do Rei Acaz (Achaz).
 
 
Resumo para entendimento:
1 - O verso 9:6 de Isaías - 9:5 no hebraico - é continuação dos estudos realizado em Profeta Isaías 7:14 e Isaías 8:23 (9:1 versões não hebraicas).
 
2 - O profeta Isaías faz aqui, uma referência sobre o reinado de Ezequias onde diz "... para consolidar seu governo e para que sobre o trono de David e seu reinado não cesse jamais de haver paz, que será estabelecida e mantida através de justiça e retidão... " (Is 9:6 - texto hebraico) e não uma listagem de qualidades, que os missionários messiânicos querem transladar 700 anos depois de realizada, para Jesus, de Nazaré. Novamente não houve a preocupação (por parte dos missionários) com o contexto histórico dos versos.
 
3 - A péssima tradução cristã induz o leitor judeu ao erro: "...e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz..." . Atribuem a criança que nasceu estas qualidades.
Na tradução hebraica está assim: "...por isso o maravilhoso conselheiro, o D'us todo-Poderoso e Pai eterno, alcunhou-o de Sar-shalom...". As qualidades que os missionários evangélicos-messiânicos querem imputar a Jesus, de Nazaré, na verdade são "qualidades" do Eterno: o D'us todo-Poderoso e Pai eterno chamou ele (Ezequias) de principe da paz.
 
4 - Colocado desta forma, "...um filho se nos deu..." pode parecer que o verso trata de algo futuro, conforme ensina a interpretação cristã, que o verso se refere a Jesus, de Nazaré (700 anos depois...). No verso hebraico, o tempo verbal está claramente no passado "...um filho nos foi dado...", deixando patente que o fato já aconteceu, encaixando-se perfeitamente dentro do contexto do nascimento de Ezequias, filho do Rei Achaz (Acaz).
 
5 - Baseados na péssima tradução dos versos de Isaías, os missionários messiânicos tentam sustentar (também por aqui) sua crença em um deus encarnado na figura de Jesus. Alegam que o adjetivo, Deus Forte, se aplica ao Messias, que isso é uma prova que deus encarnou na forma humana. No Judaísmo este tema (um deus encarnado) não é assunto para um debate sério pois, D'us não tem nenhuma forma antropomórfica. Ter a palavra deus agregada a um nome próprio não quer dizer que D'us encarnou pois assim teriámos vários deuses: Ismael - D'us ouve (Genesis 16:11), Eliezer – D'us ajuda (Exodo 18:4);Peniel – o rosto de D'us (Genesis 32:30), o D'us de Israel (Genesis 33:20) Abiel - "D’us é meu Pai", Ezequiel - "D’us fortalecerá" etc.
 
 
Para o judeu pensar:
1 - A profecia fala de um governo terreno, que caberia a Ezequias. Jesus, de Nazaré estabeleceu algum governo ou reinado em Jerusalém ?
 
2 - Vamos supor que este verso não estivesse falando de Ezequias, filho do Rei Achaz. Vamos desconsiderar a péssima tradução cristã de Isaías (que induz erros) e acreditar que hipoteticamente os adjetivos estivessem realmente falando de Jesus, de Nazaré.
 
* Maravilhoso Conselheiro:
Texto cristão - "e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira? Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito;"
Um maravilhoso conselheiro pode aconselhar seus seguidores - que caso eles tenham fé - poderão ser agentes de destruição? No judaísmo destruir árvores é crime.
 
* Deus Forte:
Texto cristão - "E descendeu [Jesus] com eles [seus pais], e voltou a Nazaré, e estava sujeito a eles". "E ainda que era Filho, pelo que padeceu aprendeu a obediência".
Um deus forte não deve obediência a ninguém, muito menos recebe ordens.
"E se lhe apareceu [a Jesus] um anjo do céu para fortalecer-lhe"
Um deus forte? Por que a necessidade de ser fortalecido por um anjo?
"E depois de ter [Jesus] jejuado quarenta dias e quarenta noites, teve fome". "Pela manhã, voltando [Jesus] à cidade, teve fome".
Um deus forte tem fome?
"Mas Jesus, dando uma voz forte, expirou"
Um deus forte não morre.
 
*Princípe da Paz
Texto cristão - "Não penseis que vim para trazer paz à terra; não vim para trazer paz, senão espada. Porque vim para pôr disensão ao homem contra seu pai, à filha contra a mãe, e à nora contra a sogra; e os inimigos do homem serão os de sua casa". "E tambem àqueles meus inimigos que não queria que eu reinasse sobre eles, traga-os aqui, matai-os diante de mim.
Palavras de um "princípe" da paz. Da paz?
 
________________________________________________________